Projetos Socio-Ambientais e de Inclusão


Destacamos na área socioambiental e de inclusão social soluções inovadoras nacionais para atender as inúmeras questões relacionadas com fones de ouvidos, head-set(s) e preservação da saúde. São, por exemplo, os modernos fones para cegos, etiquetas e sensores inteligentes para atender a necessidade de troca de ouvido para os fones monoaurais, limitadores de ruído, sensores inteligentes nos ambientes que medem a qualidade do ar e os níveis de ruído ambientes, além de nossa bancadas de medição com as modernas técnicas de avaliação de exposição ao agente ruído em fones aplicado nas escolas e feiras de ciências. Trazendo soluções simples para um problema grave alertado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Ref 3R Brasil Tecnologia Ambiental, Engo Rogério Dias Regazzi.


SEGUE PESQUISA EM DESTAQUE: Perda de Voz nas Escolas devido a Ruído Elevado.

Poluição sonora em escolas e instituições de ensino:

A ideia deste projeto foi reconhecer, avaliar, quantificar o “barulho” e índices acústicos existentes no ambiente escolar para conscientizar a partir de dados reais os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho compreende uma metodologia inovadora de adequação das principais técnicas de medição empregadas e reconhecidas na área industrial e de petróleo e gás para com o ambiente escolar, possibilitando uma analogia e a comparação objetiva com limites normativos. Esta metodologia que chamaremos de PCA-3E (Programa de Conservação Auditiva em Escolas e Espaços de Ensino) foi idealizado pela 3R Brasil Tecnologia Ambiental e a Empresa Top Use, para atender de forma clara, objetiva e eficaz os processos de medição e de levantamento de ruído ambiental em Escolas e Espaços de Ensino, atendendo a essência do ensino e aprendizagem no campo da educação primária para as questões ambientais. 


A educação sobre poluição sonora e uso continuado de fones de ouvido são componentes essenciais da formação do cidadão na atualidade, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal; essencial à qualidade de vida e a sustentabilidade, como estabelecido na LEI N° 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999 ref. no CONAMA, ainda não implementada nas escolas e nos programas de governos.


Neste contexto com a habilidade dos colaboradores da 3R Brasil Tecnologia Ambiental e de forma liberal foi elaborado em conjunto com o Diretor da Empresa Sr. Rogério Dias Regazzi um jinggle chamado de Um Toque na Orelha,  conscientizando para com a poluição sonora e a perda auditiva. "Utilizamos técnicas de programação em engenharia, aplicando filtros digitais especialmente desenvolvidos com a Linguagem de programação Labview (G -- Gráfica) criando atenuações em bandas de frequência iguais as dos processos de perdas auditivas por exposição a níveis de pressão sonora elevada (NPSE)". Vejam os resultados a seguir.


Jinggle "Um Toque na Orelha": baixe o áudio da série 1 - Teste de Audição (CLIQUE AQUI).

 
Selo inteligente para troca de ouvido

Somado a essa ideia simples e inovadora, aplicando a mesmas técnicas, processos de medição e análise de áudio-dosimetria de fone em teleatendimento com a norma ISO 11904, o M.Sc Engenheiro Rogério Dias Regazzi, Sócio-Diretor da 3R Brasil, desenvolveu um software 3R PCA Analyser (calibrado no INMETRO) em Labview e placa NI-9234 (da National Instruments) que permitiu avaliar e ajustar os níveis de pressão sonora em função do volume máximo medido pelo sistema e o tempo de uso diário por dia informado pelo usuário em função da médias de dias da semana também informado. Na feira de ciências do colégio São Paulo (Laranjeiras no RJ) foram realizadas centenas de verificações com filas de pais e filhos querendo conhecer e utilizar esse processo de medição para orientar as crianças para um limite adequado de volume de seus celulares e tocadores de música com uso de fones de ouvido. Foi incrível !!!


Uma ideia simples e nacional para o problema de saúde publica de exposição de fones de ouvido:

Inserção social e Preservação da Saúde


O projeto 3R dB(Air) TopAlert da 3R Brasil Tecnologia Ambiental que vem desenvolvendo em conjunto com a Ambergo e Top Use produtos nacionais para inserção social. 


Inclusive agregando ao mercado soluções de fones e head-sets para a área de Saúde e Segurança do Trabalho, com inovações. São realizados periodicamente na empresa ensaios e medições com a finalidade de melhoria continua, conciliando: qualidade, custo benefício e minimizando a exposição a níveis de pressão sonora elevados em atendimento as NR(s): com foco nos limites de tolerância e conforto. Contudo, alertamos que os níveis de pressão sonora também dependem do sistema de comunicação da empresa, da infraestrutura e ambiente caracterizado por uma situação acústica que deve atender a NBR 10152. Por isso, a importância de complementar este processo de prevenção e controle com as medições de audio-dosimetrias de fone em diferentes atividades, períodos e jornada, atendendo a um critério técnico de amostragem. A 3R Brasil hoje é referência no Brasil neste tipo de avaliação.


Como exemplos de inovação com inserção social: destacamos soluções integradas sem similar no mercado de head-sets para deficientes visuais. São head-set(s) híbridos com duas cápsulas independentes com duas saídas sem interferências cruzadas e com proteção contra choque acústico e descarga elétrica. Com esse equipamento o colaborador com deficiência visual é inserido no mercado de trabalho como operador ou consultor de teleatendimento, escutando em um dos ouvidos o que esta escrito na tela do computador e com o outro as conversas do atendimento, se comunicando perfeitamente. O Brasil é um dos países que possui um dos melhores programas para estes deficientes, faltava apenas essa solução simples e inovadora.


Outro exemplo são os redutores de ruído de fundo de espuma que compõem os novos lançamentos da TOP USE com apoio técnico da 3R Brasil. Com foco no conforto, na higiene e na saúde dos usuários; Foram desenvolvidos com a finalidade de atenuar o ruído de fundo do ambiente, tanto pelo isolamento a partir de espumas do tipo courino quanto pela ressonância da base da cápsula como acontece nos EPI(s). No outro, ouvido em aberto, é sugerido uma espuma moldável de inserção no canal auditivo quando o ruído de fundo do ambiente estiver elevado.

 
Fone 3RAmber da TopUse para cegos (P2RJ10) Projeto Um Toque na Orelha
 
Fone 3RAmber da TopUse para cegos (P2USB) Projeto Um Toque na Orelha

Contato: 021 99999-6852 / 021 ; gregazzi@3RBrasil.com e regazzi@esp.puc-rio.br